sábado, 13 de setembro de 2008

Estranho à Terra *





Por caminhos estranhos
Estranha a meu meio
Afundada em pensamentos escusos.
Ao mundo,alheia.

Por vezes, um sorriso lascivo me percorre o rosto
Não é por teu gosto, ou gesto faceiro.
É por algo, que mais profundo tocou minh'alma
por um pensamento arteiro.

Sento, me acomodo, e entendo o meu modo.
Não prendo meus sentimentos, deixo que eles corram
por cada curva da tua vida.

Entendendo por fim,
onde teu encontras em mim.

Abro-me em partes,
sinto a suavidade da minha ausência.
Solidão, saudade desta alma
pesada e penada que morava aqui.

Libertastes meus pesares, penares.
Tão leve,
que falta saber como se volta a voar
sem medos de voltar a errar.

Estranha a minha nova morada.


* Cópia intencional do título do livro do Richard Bach


Música do dia: Call to the dance - Leahy


Hoje, passeie por coisas longínquas.

Minha memória buscou uma lembrança de uma encarnação adormecida em mim (pra quem não sabe, eu sou espírita). Minha paixão por artes mais herméticas, me levou por varias vezes a parar em textos e livros citando a cultura céltica. Não tão à toa que me brilhava aos olhos este tipo de cultura. Estranho encantamento, que alguns anos depois se esclareceu ao entender meu passado.

Sim, a arte celta é algo fascinante, e não falta gente que sente um estranho frio na espinha ao falar nestes assuntos. Sendo os celtas se espalhados por toda a europa, mas com grande influência asiática, pode se dizer que quem não se sente asiático, se sente celta, quiçá os dois ao mesmo tempo...como no meu caso (risos).

Musicalmente é dificil localizar semelhanças entre o lado de lá, Asia, e do lado de cá, Europa.
Mas a localização pode não ser tão difícil quanto se aparenta. Ambos os lados privilegiam as notas mais altas e os instrumentos mais agudos, com escalas muito bem determinadas e seqüências muito bem definidas, os dois lados são faceis de saber a sua localização musical-geografica bastando poucos compassos.
Ritmicamente tambem são bem parecidos, pois são bem fracos pois tem se como civilizações socio-culturalmentes mais elevadas aquelas que desenvolveram-se artisticamente, e isto inclui uma harmonia mais rica e trabalhada e uma ritmica mais empobrecida.

Enfim, isto foi uma breve introdução para explicar a banda Leahy.

O Canadá tem extrema influência musical dos celtas, basta ver o folk, que é mais celta do que canadense.

O Leahy é uma banda de folk canadense de 8 irmãos, 4 mulheres e 4 homens. Além de tocarem maravilhosamente bem violinos, sapateam tambem, o que faz deles uma banda completa.
Em B minor é uma prova cabal do que estou falando. Eles são, de fato, um espetaculo completo.

Mas em "Call to the dance" exprime mais fortemente este clima celta da banda. Ai sim, podemos extrapolar o conceito de música folk pra uma música celta. O clipe tambem instiga muito este ar místico que os celtas tinham. Apesar disto também ser um filão mercadológico musical extremamente impactante, vide estes "new age" espalhados por ai, o Leahy também mostra que de música eles entendem muito bem. E mais: sabem ser "célticos" sem cair na trivialidade,colocando um toque proprio entre um erudito e ar mistico.

Call to the dance é otimo realmente uma chamada pra dançar.

Com vocês, Call to the dance....

http://www.youtube.com/watch?v=fpt2FkXM7cA&feature=related

Espero que gostem

Nenhum comentário: